NO CONDE; Toda soberba será castigada, Vereadora de Conde pode ser cassada voor mudar de partido sem haver janela partidária

Conde: Manga Rosa abre processo pedindo cassação da vereadora Munique Marinho por troca irregular de partido

O ex-vereador Carlos Manga Rosa (PTB) abriu no Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB), um pedido de cassação para a vereadora e pré-candidata a deputada federal, Munique Marinho. A perda de mandato da vereadora pode acontecer, pois a mesma mudou de partido, migrando do PTB para o PL, sem apresentar nenhuma documentação aos diretórios municipal e estadual do partido pelo qual se elegeu vereadora nas eleições de 2020 em Conde.

Para que Munique pudesse se filiar de forma regular, seria necessário que estivesse aberta a “janela partidária”, que este ano foi aberta para deputados estaduais e federais que já têm mandato e pretendem disputar a reeleição nas eleições de outubro deste ano. No caso da vereadora Munique, essa janela só será aberta em 2024, ano das eleições municipais para Prefeitos e Vereadores. Esse ato pode custar a perda do seu mandato como vereadora em Conde.

O presidente estadual do PTB e vice-prefeito de Conde, Dedé Sales disse que logo que assumiu a presidência estadual do partido, ficou sabendo desta situação que envolve a vereadora Munique Marinho. “Logo que assumi e soube da saída da vereadora, questionei sobre a documentação, sobre os procedimentos que foram tomados e fiquei ciente que a vereadora não deu nenhuma informação legal sobre sua liberação, como carta de anuência ou ata”, afirmou.

Dedé afirmou também que existe no estatuto do partido, uma cláusula que é bem clara em afirmar que para tal liberação, é preciso que haja a aprovação da direção nacional do partido, o que de fato não foi feito, segundo o Presidente do PTB na Paraíba. Com a saída de Munique Marinho do PTB de forma irregular e caso seja confirmada a cassação do mandato da vereadora, quem assume a cadeira é o suplente e Presidente Municipal do PTB, o ex-vereador Carlos Manga Rosa.

O processo foi aberto no TRE no último dia 07 de maio.

Author: Byra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *