COMBATE AS EROSÕES NAS BARREIRAS; Conde e mais oito municípios assinam TAC do programa PREAMAR

*Combate às erosões: Conde e mais oito municípios paraibanos assinam TAC do Programa Preamar*

Em solenidade realizada na manhã da última segunda-feira (25), na sede do Ministério Público Federal, em João Pessoa, a Prefeitura de Conde participou junto às prefeituras de João Pessoa, Cabedelo, Pitimbu, Lucena, Rio Tinto, Marcação, Baía da Traição e Mataraca, da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que insere a cidade de Conde no Programa Estratégico de Estruturas Artificiais marinhas da Paraíba (Preamar –PB).

O programa Preamar-PB vai realizar um diagnóstico ambiental que possibilitará a compreensão dos fenômenos naturais, do uso e da ocupação do solo e do ambiente marinho, além de identificar as vulnerabilidades e onde serão necessárias possíveis intervenções em trechos específicos do litoral paraibano.

O foco principal do programa é realizar um estudo detalhado sobre o ambiente costeiro da Paraíba, através da proteção das falésias e ambientes marinhos, onde será analisada a possibilidade de instalação de recifes artificiais marinhos em todo litoral Paraibano. O consórcio é formado por pesquisadores do IFPB, da UFPB, UEPB, UFPE, CEMAV, ICMBio, além de uma série de laboratórios e grupos de pesquisa especializados dessas instituições parceiras.

Também assinaram o TAC, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Superintendência de Administração do Meio Ambiente e a Superintendência da Secretaria do Patrimônio da União, Companhia de Desenvolvimento da Cinep-PB, Institutos e Organizações ambientais.

O estudo será realizado em um prazo de 18 meses. O Governo do Estado está investindo R$ 10 milhões no projeto. O município de Conde tem um litoral de quase 30 km de extensão, onde se encontram as praias de Barra de Gramame (Sul), Praia do Amor, Praia de Jacumã, Praia de Carapibus, Praia de Tabatinga, Praia de Coqueirinho, Praia de Arapucas, Praia de Tambaba e Barra do Graú, na divisa com o município de Pitimbu.

Author: Byra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *